Página de Vendas – TS 2 – Contabilidade para Entidades do Terceiro Setor

Curso On-line

Contabilidade para Entidades do
TERCEIRO SETOR

10-PONTOS-CFC
Logo AIC CAPACITADORA - Branco - 400px

Curso On-line

Contabilidade para Entidades do
TERCEIRO SETOR

10-PONTOS-CFC
Logo AIC CAPACITADORA - Branco - 400px

PONTOS CFC/PEPC

Logo AIC CAPACITADORA - Branco - 400px
0
10

pontos

  • 10 PERITO
  • 10 PROGP
  • 10 PRORT
  • 10 AUD
  • 10 CMN
  • 10 PREVIC

CH – Carga Horária = 16 horas

Confira no vídeo abaixo um exemplo de como são as videoaulas deste treinamento:

Minimize os Riscos de MULTAS. Aprenda e Aplique as Normas Internacionais de Contabilidade

O TREINAMENTO

Olá! Seja bem-vindo ao treinamento CONTABILIDADE DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR. Neste treinamento você vai conhecer os principais pontos ligados à contabilidade dessas entidades.

Nosso ponto de partida se dá a partir dos conceitos e definições para em seguida criarmos uma política a ser aplicada a tais entidades. Com isso realizado, iremos comentar a questão do reconhecimento das receitas próprias, bem como as doações e subvenções.

O trabalho voluntário e as gratuidades serão demonstrados em seus detalhes, apresentando inclusive as maneiras de mensurá-los e as suas respectivas contabilizações.

Muitas entidades possuem cadastro junto ao CEBAS, por isso iremos comentar as exigências que tal cadastro traz em termos de contabilidade. Em seguida iremos expor a questão do reconhecimento das perdas.

O ponto alto será a abordagem das demonstrações contábeis e as notas explicativas obrigatórias para entidades sem finalidade de lucros. Iremos encerrar nosso roteiro falando sobre a exigência da auditoria independente para as entidades foco deste treinamento.

DETALHES DO CURSO

Clique nos botões abaixo para ver a descrição das vídeoaulas de cada módulo

MÓDULO 0
MÓDULO 0
11

Roteiro

O treinamento se inicia com a apresentação dos assuntos que serão trados neste treinamento.

22

Introdução

Realiza uma contextualização do tema em si, inclusive os cuidados inerentes à questão da pontuação junto ao Programa de Educação Profissional Continuada do CFC – Conselho Federal de Contabilidade.

MÓDULO 1
MÓDULO 1
11

DEFINIÇÕES E CONCEITOS

Antes de entrar no conteúdo propriamente dito, você terá a oportunidade de conhecer os principais conceitos e definições que serão abordados ao longo do treinamento.

MÓDULO 2
MÓDULO 2
11

CRIAR UMA POLÍTICA CONTÁBIL

O primeiro passo para fazer a contabilidade de uma entidade do terceiro setor é criar uma política contábil. Neste tópico você vai conhecer os critérios e as regras para estabelecer essa política.

MÓDULO 3
MÓDULO 3
11

RECONHECIMENTO DA RECEITA

Reconhecer a receita exige muito cuidado, pois existem critérios que precisam ser observados. Aqui você vai encontrar os cinco passos exigidos para que uma receita possa ser reconhecida.

MÓDULO 4
MÓDULO 4
11

DOAÇÕES E SUBVENÇÕES RECEBIDAS - Conceitos e definições

Para fins de nivelamento de conhecimento serão apresentados os principais conceitos e definições que serão utilizados ao longo do treinamento.

55

TIPOS DE SUBVENÇÕES - Ativo não monetário recebido através de subv. governamental

As entidades do terceiro setor em certas circunstâncias acabam recebendo em subvenção ativos não monetários. Esses ativos exigem tratamento todo especial para seu reconhecimento e mensuração.

99

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE SUBVENÇÃO

Antes de concluir o tema subvenção é importante realizar um apanhado geral sobre o assunto. Neste item faremos isso de maneira clara e transparente.

22

DOAÇÕES E SUBVENÇÕES RECEBIDAS - Reconhecimento contábil

O reconhecimento de Doações e Subvenções somente pode ser realizado observando os respectivos critérios de reconhecimentos. Neste tópico serão apresentados esses critérios de maneira bem detalhada através do passo a passo para sua realização.

66

TIPOS DE SUBVENÇÕES - Subv. governamental relacionada a ativo biológico

Existem subvenções relacionadas a ativos biológicos. Aqui você vai conhecer como tratar esses ativos, pois existe um tratamento específico a ser adotado.

1010

DIVULGAÇÃO EM NOTAS EXPLICATIVAS

As demonstrações contábeis são complementadas pelas notas explicativas. Neste item iremos demonstrar as notas explicativas obrigatórias para todas as entidades do terceiro setor.

33

DOAÇÕES E SUBVENÇÕES RECEBIDAS - Modalidades de subvenções

Existem duas modalidades de subvenções. Cada uma delas possui suas peculiaridades e exigem cuidados específicos. Aqui serão apresentadas essas modalidades.

77

TIPOS DE SUBVENÇÕES - Subvenções para investimento

Este tipo de subvenção é bastante comum no dia a dia das entidades sem finalidade de lucro. Geralmente se dá através da transferência de recursos do Estado com propósito de investimento. Aqui você vai conhecer os cuidados contábeis exigidos.

44

TIPOS DE SUBVENÇÕES - Empréstimo subsidiado

Diversos são os tipos de subvenções. Neste tópico serão apresentados os principais, entre eles: Empréstimo subsidiado; ativo não monetário recebido através de subvenção governamental; subvenção governamental relacionada a ativo biológico e subvenções para investimento. Serão apresentados exemplos práticos de contabilização.

88

TIPOS DE SUBVENÇÕES - Subvenções relacionada ao CEBAS

As entidades que possuem o certificado do CEBAS gozam de isenção da contribuição da quota patronal para o INSS. Neste caso estamos diante de uma subvenção e que precisa ser reconhecida. Neste tópico você vai visualizar como isso deve ser feito.

MÓDULO 5
MÓDULO 5
11

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Ainda existem muitas dúvidas sobre o trabalho voluntário, em especial se precisa ou não ser reconhecido como receita. Outra dúvida recorrente é quanto à mensuração desse trabalho. Neste tópico você vai conhecer tudo isso e muito mais, iremos abordar também sobre as formalidades exigidas.

MÓDULO 6
MÓDULO 6
11

GRATUIDADES PRATICADAS PELA ENTIDADE

As entidades do terceiro setor costumam praticar gratuidades, seja total ou parcial. A norma contábil exige tratamento específico para essas gratuidades. Neste item abordaremos esse assunto.

MÓDULO 7
MÓDULO 7
11

EXIGÊNCIAS CONTÁBEIS DECORRENTES DO CEBAS

Existem um rol relativamente grande de exigências em decorrência do cadastro do CEBAS. Nesta videoaula iremos apresentar os principais cuidados que são necessários no dia a dia.

MÓDULO 8
MÓDULO 8
11

RECONHECIMENTO DAS PERDAS

Sistematicamente a entidade do terceiro setor precisa realizar análise de perdas para seus ativos. Neste item iremos demonstrar como isso deve ser feito, e em que situação é preciso reconhecer essas perdas.

MÓDULO 9
MÓDULO 9
11

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS - Conceitos e definições

Antes de apresentar cada uma das demonstrações contábeis é importante fixar alguns conceitos e definições. Aqui você vai conhecer os principais termos aplicados às demonstrações.

55

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS - Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL)

A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL é uma demonstração que apresenta as alterações ocorridas nas contas do Patrimônio Líquido. Neste tópico você terá acesso às situações que mais exigem cuidado na hora de classificar e reclassificar o resultado dentro do PL.

22

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS - Balanço patrimonial (BP)

O Balanço Patrimonial é peça obrigatória para entidades do terceiro setor. Além disso existem peculiaridades que precisam estar presentes no balanço. Você vai conhecer em detalhes essas exigências.

33

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS - Demonstração do resultado do período (DRP)

A estrutura da Demonstração do Resultado do Período possui diversas situações específicas, como: segregação de receitas com restrição e sem restrição. A mesma situação se aplica aos custos e despesas. Essas muitas outras exigências você vai conhecer neste tópico.

44

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS - Demonstração de fluxo de caixa (DFC)

Esta demonstração é muito útil no dia-a-dia das entidades sem finalidade de lucros. Neste item você vai conhecer as principais especificidades trazidas da norma contábil em relação a DFC.

MÓDULO 10
MÓDULO 10
11

NOTAS EXPLICATIVAS

A ITG 2002 (R1) faz uma série de exigências no tocante às notas explicativas. Neste item iremos apresentar as que são obrigatórias e como elas podem ser redigidas.

MÓDULO 11
MÓDULO 11
11

EXIGÊNCIA DE AUDITORIA INDEPENDENTE

Além da obrigatoriedade da contabilidade formal, diversas situações exigem que as entidades do terceiro setor submetam suas demonstrações contábeis à auditoria independente. Aqui você vai conhecer quais são essas situações.

MÓDULO 12
MÓDULO 12
11

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao chegar ao final do treinamento ainda é preciso fazer algumas considerações importantes para o dia a dia da contabilidade do terceiro setor. Neste tópico você vai conhecer isso de maneira simples e direta.

AVALIAÇÃO FINAL
AVALIAÇÃO FINAL
11

AVALIAÇÃO FINAL

Após a realização de todo o estudo e autoestudo, chegou a hora da realização da Avaliação Final, onde você deverá alcançar no mínimo 75% de acerto para ter direito à pontuação no CFC/PEPC.

101
231

Minutos em Vídeoaulas

AUTOESTUDO

O INSTRUTOR

Conheça um pouco mais sobre seu tutor:

Laudelino Jochem

Currículo Resumido - clique aqui
CURRÍCULO RESUMIDO - clique aqui

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR), Contador, Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão Tributária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Aperfeiçoamento em Contabilidade Internacional – Adequação Brasileira às Normas IFRS pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Coordenador Geral da AIC – Consultoria Empresarial (www.aicconsultoria.com.br), Consultor de Qualidade para Prestadoras de Serviços Contábeis, Professor Universitário, autor e idealizador “G CONTÁBIL – SESCAP-PR”, conferencista e palestrante do CRCPR, CRCSC, CRCRJ, SESCAP-PR, SESCON-RJ, SESCON’S-SC, FENACON, ABRACICON E OCEPAR-SESCOOP e centenas de entidades ligadas à classe contábil no Brasil, Vencedor do  III  e  do   IV  Concurso Prêmio Professor “Orivaldo João Busarello”, categoria Profissionais-Professores de Contabilidade  nos   anos   de   2008   e    2010   promovido  pelo   Conselho   Regional   de Contabilidade do Paraná, (CRC/PR) e Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Vencedor do Título de Contabilista do Ano de 2010, promovido pela Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná e em 2012 foi homenageado durante o Grande Expediente na sessão plenária da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, recebendo a “Menção Honrosa” pelos relevantes trabalhos prestados a classe contábil do Estado do Paraná.

LIVROS PUBLICADOS

  • Contabilidade: uma abordagem histórica.
  • Pequenas Empresas Grandes Desafios
  • Contabilidade: uma análise crítica da evolução histórica
  • Gestão Estratégica de Empresas: a importância do planejamento estratégico e da controladoria
  • Cooperativismo: uma abordagem histórico-filosófica
  • Finanças Pessoais: como administrar seu dinheiro
  • Contabilidade Para Pequenas e Médias Empresas: de acordo com as normas internacionais (IFRS) e do CPC
  • A Gestão do Escritório Contábil do Século XXI: transformando desafios em oportunidades de negócios
  • Contabilidade: uma análise crítica da evolução histórica – 2ª Ed
  • As normas Internacionais de Contabilidade: aplicável a Microempresas de Pequeno Porte, Entidades sem Finalidade de Lucros e Pequenas e Médias Empresas
  • A Lógica dos Tributos: Fundamentos históricos e filosóficos
  • O Segredo dos Vencedores: Afinal o que é vencer na vida?
  • IFRS Aspectos Contábeis e Tributários: Adequado à Lei 12.973/2014
  • Ética e Compliance: Paradigmas e Desafios dos Profissionais da Contabilidade
  • Contabilidade: Entidades sem fins lucrativos e sociedades cooperativas

veja outros benefícios deste curso:

CERTIFICADO COM PONTOS CFC/PEPC

após aprovação no exame, você poderá nos solicitar o certificado com os pontos do CFC/PEPC, que será emitido diretamente por nossa equipe

suporte

envie suas dúvidas através de e-mail e nossa equipe o responderá em até 3 dias úteis

4 meses de acesso

por este período você poderá assistir às aulas quantas vezes desejar

vários dispositivos

acesse o curso pelo seu Smartphone, Notebook, Desktop ou Tablet

acesso imediato

receba os dados de acesso em seu e-mail imediatamente após pagamento (cartão de crédito) ou em até 3 dias (boleto)

Treinamento on-line

você pode acessar de qualquer lugar que tenha acesso à internet

Dúvidas?

josecarlos@descomplicont.com.br

APENAS R$ 347,00

À VISTA no cartão de crédito, débito ou boleto

ou em até 12x de R$ 33,81

no cartão de crédito (Total a Prazo: R$ 405,72)

Garantir minha vaga

IMPORTANTE: SE ESTIVER NO CELULAR, ROLE PARA BAIXO E VEJA O VÍDEO

PAGAMENTO COM CARTÃO

Se você optar por pagar em Cartão de Crédito, a liberação dos dados de acesso ao curso será IMEDIATA.

Entendi. Comprar Curso Agora

PAGAMENTO COM BOLETO

Se você optar por pagar com Boleto, a liberação dos dados de acesso se dará em até 3 dias úteis após a identificação do pagamento pelo sistema.

Em resumo, você…

  • Adquire o conhecimento específico pra resolver os problemas;
  • Assiste de qualquer lugar com acesso à internet;
  • Ganha um Certificado que você deve solicitar após conclusão do curso e aprovação no teste (75%);
  • Assiste ao curso por qualquer dispositivo;
  • Recebe dados de acesso em seu e-mail;
  • Consome o conteúdo por 4 meses;
  • Tem suporte especializado por e-mail;

e para tirar qualquer dúvida sobre a sua aquisição…

TODO O RISCO DA SUA COMPRA, É NOSSO!

É exatamente isso! Acreditamos tanto no poder de transformação deste material, que oferecemos esta incrível garantia. Se em até 7 dias após a compra, por qualquer que seja o motivo, você decidir que não quer mais o curso e que ele não é pra você, devolvemos 100% do valor investido. Sem letras miúdas! Basta enviar um único e-mail dentro deste período solicitando o cancelamento da compra.

Dito tudo isto, agora a decisão está em SUAS mãos! Você pode:

  • Continuar com as dificuldades e riscos de multas e outros problemas causados pelo desconhecimento das normas IFRS tratadas neste curso;
  • Gastar tempo e dinheiro buscando por conta própria os conhecimentos necessários para resolver seus problemas, e ainda correr o risco de não ter êxito;
  • Clicar no botão abaixo e adquirir este curso que possui as informações necessárias para você tomar suas decisões com maior segurança e estar dentro das normas IFRS, o que evitará inúmeros problemas.

ENTÃO, SEJA O(A) PROTAGONISTA DO SEU SUCESSO, E FAÇA A ESCOLHA CERTA!

ENTÃO, SEJA O(A) PROTAGONISTA DO SEU SUCESSO, E FAÇA A ESCOLHA CERTA!

Equipe Descomplicont

Pois daqui a 1 ano você desejará ter adquirido este curso HOJE!

Eu desejo a você muito sucesso em sua trajetória profissional.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH