Sua Empresa Contábil em Alta Performance.

Insira o seu endereço de e-mail abaixo e receba GRATUITAMENTE o e-book “Prepare Sua Empresa Contábil Para o Futuro”

Problemas De Gestão Da Empresa Contábil: Saiba O Que Dizem Os Empresários

Nas últimas semanas realizei uma pesquisa, direcionada aos empresários da contabilidade, leitores do meu blog, buscando entender quais eram os principais problemas ou dificuldades que enfrentavam na gestão da empresa no seu dia a dia.

Em poucos dias recebi centenas de retornos, que permitiram identificar as principais dores dos gestores nesse segmento de mercado. Tendo em vista se tratar de uma pesquisa aberta, busquei tabular as respostas classificando-as por áreas, visando o melhor entendimento dos resultados.

Resultados da Pesquisa

Em relação às principais dificuldades enfrentadas no cotidiano dos gestores, a falta de planejamento foi apontada por 38% dos pesquisados.

Em seguida, foram destaques a ausência de controles internos e a dificuldade na gestão de pessoas, ambas com 27%.

Esse resultado, por si só, não é uma novidade, pois pesquisas realizadas em 2010 por diversos órgãos da classe contábil brasileira demonstraram que menos de 1% das empresas contábeis naquela época possuíam um planejamento estratégico bem definido.

Um levantamento recente que realizei em 2018, com uma amostra de aproximadamente 300 empresas do segmento contábil, distribuídas em 9 estados, apresentou um pequeno aumento neste índice, porém ainda tímido, na casa de cinco pontos percentuais.

Quais os Principais Obstáculos para Implantar a Gestão Profissional?

As pessoas que participaram da pesquisa tentaram identificar os principais obstáculos que as impedem de implantar a gestão profissional.

Veja quais foram os principais:

  • Na dianteira se destaca a “falta de tempo”, com 32%;
  • Em seguida, “questões culturais”, com 27%;
  • A “qualificação técnica” apareceu em 23% das respostas;
  • Por fim, a “perda de foco” foi apontada por 14% dos respondentes.

O que mais chama atenção é a alegação da falta de tempo. Algumas pessoas responderam que trabalham 12 a 14 horas diárias, e, mesmo assim, não conseguem ter tempo para gerir adequadamente a empresa. Um entrevistado chegou ao ponto de responder:

estou com um problema que preciso resolver, mas não sei nem por onde começar

entrevistado anônimo

Diante dos obstáculos citados pelos voluntários que responderam à pesquisa é possível chegar a diversas conclusões, merecendo destaque:

  • Embora muitos dediquem muitas horas diárias do seu tempo à empresa contábil, (12 a 14 horas por dia), isso não é garantia de solução;
  • Quase todos sabem os problemas que têm, porém sentem-se impotentes para resolvê-los;

É uma situação quase insustentável, que precisa ser corrigida, pois percebi que em algumas respostas havia quase que um pedido de socorro. Mas será que eles sabem quem poderá salvá-los?

Afinal, Quem Pode Resolver Esses Problemas?

Na verdade, os problemas decorrentes da ausência de gestão profissional só podem ser resolvidos pelos próprios gestores das organizações.

Cabe apenas a eles a compreensão de que precisam se dedicar bastante a buscar conhecimento suficiente para, gradativamente, resolver todos esses problemas.

O certo é que não existe uma solução mágica, mas é necessário construir um modelo de gestão que torne a vida destes gestores mais leve.

Veja que o livro de Oséias 4:6 relata o estrago que aconteceu pela ausência do conhecimento:

porque meu povo se perde por falta de conhecimento

Oséias 4:6

Embora o caminho certo passe pela busca do conhecimento, como bem demonstrado pela lição milenar, essa busca exige muita dedicação e persistência.

Como Resolver o Principal Obstáculo

Partindo do problema mais gritante apresentado pela pesquisa – a falta de tempo – vou apresentar algumas dicas simples, porém importantes na vida do gestor:

  • Planeje todas as atividades da semana;
  • Centralize todas as anotações das tarefas a fazer;
  • Deixe as atividades mais trabalhosas para momentos mais produtivos: geralmente pela manhã;
  • Estipule horários para leitura de e-mail (máximo 4 vezes ao dia), para não perder o foco;
  • Não preencha todos os horários do dia. Deixe um tempo livre para urgências de última hora;
  • Cuidado com o WhatsApp e redes sociais;
  • Dedique tempo para acompanhar os trabalhos da equipe, para avaliar a produtividade e qualidade dos mesmos;
  • Evite levar trabalho para casa, pois isso acaba virando uma cultura difícil de superar;
  • Saiba administrar as pessoas que desviam o seu foco, principalmente evitando estender conversas que não guardam relação com os objetivos da sua empresa;
  • Habitue-se a administrar o tempo, pois para que isso vire um hábito, leva em média seis semanas. É essa a luta que você vai precisar travar contra seus hábitos. Você precisa vencer a si mesmo!

Consolidando Pesquisas da Última Década


Analisando não apenas essa pesquisa que fiz há alguns dias com os leitores do meu blog, cujos resultados compartilhei acima, mas também levando em conta outras diversas pesquisas realizadas na última década, é possível chegar a três conclusões:

  • Poucas empresas contábeis conseguiram implantar e manter uma gestão profissional;
  • Houve um aumento significativo de gestores que buscaram por soluções, mas não conseguiram chegar a bom termo, no sentido de resolver os problemas;
  • Problemas na área de gestão estão estrangulando muitas empresas contábeis no mercado competitivo atual.

Há poucas semanas publiquei um artigo denominado “Má Gestão: o melhor caminho para o fracasso da sua empresa contábil”, que buscou mensurar as perdas causadas pela má gestão nas organizações contábeis: o montante é de duzentos e quarenta milhões de reais desperdiçados todos os meses.

Realmente é uma situação alarmante, especialmente levando em conta que a má gestão é a principal responsável pela perda de competitividade, em decorrência cada vez maior do impacto causado pela tecnologia na automação dos processos e pela grande dificuldade das pessoas de adaptação e familiarização com essas novas soluções.

Portanto, caro leitor, é preciso urgentemente despertar para a importância da gestão profissional para que as empresas contábeis possam não apenas sobreviver mas também se manterem lucrativas e competitivas neste mercado, cada vez mais digital e tecnológico.


Interessado em saber mais sobre como melhorar a gestão da sua empresa contábil?

Baixe GRATUITAMENTE, agora, o e-book “Prepare Sua Empresa Contábil Para o Futuro”.

Cadastre-se no formulário ao lado ou no final da página, caso esteja lendo no celular. 

Você terá acesso a valiosas dicas que certamente irão te ajudar muito. Não há qualquer custo para isto.

CONHEÇA NOSSOS CANAIS!

Artigos relacionados

SOBRE O AUTOR

Olá, tudo bem? Sou o Professor Laudelino Jochem e minha missão é ajudar empresários contábeis a traçarem uma nova trajetória para sua empresa, rumo ao sucesso através de uma Gestão Profissional! Foram 15450 horas em consultorias, 309 empresas impactadas e 69058 participantes em palestras sobre o tema Gestão. E é essa experiência que me deixa tranquilo em afirmar que posso ajuda-lo também, se assim desejar e fizer a sua parte. Conheça um pouco mais sobre minha carreira:

E-Book: Prepare Sua Empresa Contábil Para o Futuro!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente este e-Book